Na medida certa para você!
O colchão é um item que influencia consideravelmente na qualidade do sono. Selecionar um modelo adequado ao usuário é indispensável à organização de um cômodo destinado ao repouso. O colchão que proporcionará descanso saudável e contribuirá para um ambiente aconchegante deverá ser ajustado ao biotipo do utilizador, exigências quanto à saúde, preferências relativamente a conforto, espaço e decoração. Trata-se de selecionar o modelo que atenderá condições pessoais ou específicas de cada casal, não havendo marca ou produto especial adaptável a todos os contextos. Para orientar pesquisa e seleção do modelo que virá de encontro às suas expectativas, a Colchões Center sugeriu alguns critérios, detalhados nos tópicos a seguir. Tenha em mente que colchão apropriado concorre para manutenção da saúde e durabilidade esperada do produto. Sugerimos leitura dos conteúdos abaixo, se quiser ser assertivo na compra.
– Defina as dimensões do colchão, considerando o biotipo do usuário, espaço disponível, medidas da cama ou sommier (inclusive o que pretende adquirir) e mudanças de decoração que tenciona fazer no quarto. O comprimento deve ser maior que a altura do utilizador, lembrando que ao deitar o corpo fica mais alongado, e a largura suficiente para acomodá-lo bem e ainda disponibilizar centímetros excedentes dos dois lados. Para casal, as medidas devem ser selecionadas de maneira a promover conforto a ambos os usuários: o tamanho escolhido deve ter comprimento maior que a pessoa mais alta e quanto à largura, espaço livre entre os dois e mais alguns centímetros nas laterais.
– Escolha o tipo de estrutura, o núcleo do colchão, optando por espuma ou pelo sistema de molas que parecer mais adequado. O molejo escolhido deve ser capaz de proporcionar suporte de peso apropriado. Sistemas como LFK e miracoil costumam oferecer suporte elevado e são geralmente bastante duráveis. Caso opte por espuma, a densidade deve estar de acordo com altura e peso do usuário, sempre os dois fatores comparados na tabela de densidades. Importante lembrar que esta fase não diz respeito a conforto, mas sim à seleção da estrutura capaz de suportar a massa corporal do utilizador.
– Na seleção do sistema de molas, o casal deve optar por estrutura capaz de suportar a pessoa de maior massa corporal. No caso de colchão de espuma, escolher a densidade adequada à maior altura e associada a uma faixa intermediária de peso, se existir grande diferença de compleição física. Sendo um dos membros do casal muito inquieto, recomendáveis os molejos constituídos de molas individuais, como LFK e pocket (individuais ensacadas), ou que ofereçam suporte progressivo ou ainda espumas de maior resiliência. Sempre é possível optar por colchão com ajuste individual, ou seja, cada metade com suporte e tipo de conforto adequados ao respectivo usuário.
– Escolha a camada de conforto mais adequada às suas preferências. Acima do núcleo do colchão, seja ele composto por molas ou espuma, há o revestimento montado para proporcionar o nível de maciez ou firmeza exigido pelo usuário. Pode ser constituído em poliuretano simples, espuma HR (alta resiliência), viscoelástico, látex. Selecione o tipo de conforto pretendido: macio, intermediário, firme ou extra firme. Essencial que esta camada contribua para o correto alinhamento da coluna vertebral, molde-se à curvatura lombar e cintura, não exerça pressão demasiada contra ombros e quadris. Importante avaliar também a capacidade do material escolhido dissipar ou reter calor, para prevenir problemas com a temperatura da cama em períodos específicos do ano. Geralmente, espumas com estrutura de células abertas possibilitam maior respirabilidade, tornando o colchão mais arejado.
– A forração do colchão pode propiciar ganhos em conforto, dependendo dos materiais nela utilizados. O forro pode ser hipoalergênico ou proporcionar melhor controle térmico, por exemplo, por isso, importante verificar as especificações nos modelos disponíveis. A malha de algodão tem baixo custo e é indicada a quem prefere superfície mais arejada. Forro com tecido Jacquard é bastante resistente, macio e confere visual sofisticado ao colchão. Viscose de bambu é hipoalergênica e também proporciona maciez e frescor. Poliéster é durável, de fácil secagem e promove maior retenção de calor. Há fibras naturais e outros materiais para diferentes exigências, por isso, informar-se sobre as especificações é sempre recomendável. Interessante também considerar a aquisição de pillow top ou recursos similares. São diferenciais em conforto e podem potencializar alguns dos benefícios do colchão. Para os casais, é possível adquirir pillow top específico para cada metade do colchão.
– O colchão que pretende adquirir deve ser testado no momento da compra. Mesmo que tenha avaliado cuidadosamente estrutura, revestimento, forração e tipo de conforto, antes de fechar negócio, deite-se sobre o modelo escolhido. Permaneça alguns minutos deitado na posição de preferência para dormir, o suficiente para perceber como o produto reage às diferentes pressões exercidas pelo corpo e se o nível de conforto parece apropriado. Depois, mude de posição, fique mais alguns instantes na nova condição, avalie o resultado e qual a sensação enquanto você se mexia. É necessário deitar sobre o colchão no momento de testá-lo e proceder conforme descrito. Se o colchão é para o casal, os dois futuros usuários devem fazer o teste juntos. Nada de apalpar, sentar ou por os joelhos. Deve simular a posição na qual permanece enquanto dorme.
Encontre uma loja mais perto de você: www.colchoescenter.com.br ou entre em contato pelo nosso WhatsApp 47 99201-1551 para lojas e 47 99918-8710 para assuntos relacionados ao site.