Existe uma posição ideal para dormir?
Se considerarmos que cada ser humano é diferente – tanto emocional quanto fisicamente, talvez essa pergunta não tenha uma resposta única. Além disso, alguns fatores ou momentos específicos da vida podem trazer outros tipos de respostas, como o período gestacional ou de recuperação de cirurgias e outros procedimentos médicos, a idade avançada, problemas de coluna e muitos outros. Sem contar, o sono de bebês e crianças pequenas, que pedem cuidados à parte.
Se nenhum desses é o seu caso e você costuma acordar com dores nas costas ou no pescoço, junto a uma sensação de não ter descansado o suficiente, esse conteúdo pode ser útil. Relacionamos abaixo um pouco mais de informações sobre as posições mais comuns para dormir.
Dormir de bruços: assim como dormir de lado, dormir de bruços pode reduzir o ronco e também os sintomas de apneia, além de aliviar a tensão na lombar ou as dores para quem tem hérnia de disco. No entanto, essa posição pode tensionar a coluna, o pescoço e pressionar os sistemas digestivo e respiratório.
Dormir de barriga pra cima: Apesar de dormir de barriga para cima eliminar a pressão sobre os ombros ( que existe na posição lateral) e oferecer boa estabilidade, pode ser contraindicado para quem tem dores na lombar ou sofre de apneia do sono, além de ser a posição que oferece maior risco de ronco devido ao posicionamento do pescoço.
Dormir de lado ou em posição fetal: deitar-se com as pernas esticadas, preferencialmente do lado esquerdo, pode ser uma boa posição para quem tem problemas gástricos e também para o coração, pois melhora a circulação sanguínea, esta posição elimina a pressão sobre os órgãos internos pois o peso do corpo fica melhor apoiado sobre os ossos do quadril e do ombro, comparativamente à posição de bruços. Esses órgãos, que também ficam do lado esquerdo do corpo, beneficiam-se quando deitamos dessa forma. Cuidado apenas para não sobrecarregar os ombros, os braços ou a mandíbula, para tanto, a escolha de um colchão que ofereça uma acomodação adequada do ombro e do quadril, além da utilização de um travesseiro com a altura adequada são fundamentais para um bom nível de conforto.
Observe mais vezes a forma como você adormece e acorda. Perceba seu corpo, suas necessidades e o que faz bem – ou mal – pra você. Em caso de problemas ou dores frequentes, procure um médico e investigue. As causas podem ser as mais variadas.
Ter uma boa qualidade de sono e levantar sem dores faz muita diferença no seu dia a dia e na sua saúde.
Uma coisa é certa: um bom colchão e um bom travesseiro podem ajudar muito nesse quesito. E isso você já sabe onde encontrar, né?
Encontre uma loja mais perto de você: www.colchoescenter.com.br ou entre em contato pelo nosso WhatsApp 47 99201-1551 para lojas e 47 99918-8710 para assuntos relacionados ao site.