Mexer Muito ou Não na Hora de Dormir: O Que é Certo e O Que a Ciência Diz?
O sono é uma das atividades mais essenciais para a saúde humana. Dormir bem ajuda a recarregar as energias, melhora o humor e tem um impacto significativo na nossa qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas enfrentam dificuldades para dormir e uma questão que sempre surge é se mexer muito (ou pouco) durante o sono pode ser prejudicial. Vamos desvendar o que a ciência diz sobre isso e qual é o comportamento mais adequado na hora de dormir.
Mexer-se Muito: Um Sinal de Alerta?
Se você se mexe muito durante a noite, pode ser um sintoma de problemas de sono ou até mesmo de outras condições médicas. Mexer-se excessivamente pode interromper o ciclo do sono e impedir que você alcance as fases mais profundas, que são essenciais para o descanso e recuperação do corpo e da mente. Além disso, pode ser um sinal de distúrbios como a síndrome das pernas inquietas, apneia do sono ou até mesmo estresse e ansiedade.
A Imobilidade é Melhor?
Por outro lado, ficar completamente imóvel também não é recomendado. O movimento é natural durante o sono; ele ocorre principalmente durante a fase REM (Movimento Rápido dos Olhos), quando sonhamos. Durante esta fase, é completamente normal mexer-se um pouco. Além disso, mudar de posição ocasionalmente pode ajudar a aliviar a pressão sobre certas partes do corpo e evitar dores musculares e problemas nas articulações.
O Que a Ciência Diz?
Estudos mostram que a quantidade ideal de movimento durante o sono é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. No entanto, movimentos excessivos podem ser uma indicação de que algo não está bem. Se você perceber que está se mexendo demais e sentindo cansaço ao acordar, é aconselhável procurar orientação médica para um diagnóstico preciso.
Por outro lado, a literatura científica também sugere que um certo grau de movimento é benéfico para a circulação sanguínea e pode até ajudar a prevenir condições como trombose venosa profunda.
Dicas Para um Sono Tranquilo
• Escolha o Colchão Certo: Um colchão adequado pode fazer toda a diferença na qualidade do sono e na quantidade de movimentos durante a noite. Colchões como o FA NASA Gel foram desenvolvidos especialmente para oferecer um excelente suporte à coluna vertebral e um excepcional nível de conforto, que encaixa perfeitamente o ombro e quadril do usuário reduzindo drasticamente o número de vezes que nos mexemos durante a noite, o que torna o sono muito mais agradável, profundo e revigorante. https://colchoescenter.com.br/produtos/colchoes-de-molas/colchao-fa-nasa-gel/
• Controle a Temperatura: Mantenha o quarto numa temperatura confortável para evitar despertares noturnos para ajustar cobertores ou o termostato.
• Evite Estimulantes: Café, chá e outros estimulantes devem ser evitados nas horas que antecedem o sono para garantir um descanso tranquilo.
Conclusão
Mexer-se muito ou pouco durante o sono não é uma questão de certo ou errado, mas sim de encontrar um equilíbrio que permita um descanso eficiente. Se você está enfrentando problemas de sono, a melhor coisa a fazer é consultar um profissional para diagnóstico e orientação personalizada. O importante é que você tenha um sono de qualidade, para que possa enfrentar o dia seguinte com energia e disposição.