UMA REVOLUÇÃO DURANTE O SONO

UMA REVOLUÇÃO DURANTE O SONO

Você faz ideia de tudo que seu organismo executa durante uma noite de sono? Enquanto você dorme, seu corpo trabalha para mantê-lo saudável e assegurar que esteja suficientemente ativo durante o dia. O inventor e empresário Thomas Edison teria comentado algo sobre o sono ser dispensável e reduzir as horas produtivas do indivíduo. Se na época ele tivesse acesso aos resultados de pesquisas mais recentes, provavelmente defenderia outra maneira de tornar as pessoas mais ativas.

Enquanto dormimos, acontece a liberação do Hormônio do Crescimento, essencial às crianças para o crescimento, obviamente, e associado à regeneração de tecidos, tonicidade muscular e vigor físico nos adultos. O GH, como também é conhecido, é produzido pela glândula Hipófise, majoritariamente durante o sono. Além das funções descritas acima, atua no metabolismo da glicose, na queima da gordura, manutenção da massa muscular e da densidade óssea. Outro hormônio ligado a vigor físico, força muscular e vitalidade, a testosterona também está associada ao sono. O pico de produção dessa substância acontece quando estamos dormindo há aproximadamente 3 horas.

Dormir bem auxilia na regulação do cortisol, substância associada a momentos de tensão ou ansiedade. O cortisol mantém o corpo alerta e atua como anti-inflamatório natural, mas em quantidades inadequadas pode ser bastante nocivo. É durante o descanso noturno que o organismo equilibra a relação das quantidades de insulina e cortisol, regulando o apetite enquanto estamos acordados. O sono serve também para regular a liberação de citocinas e a atividade dos linfócitos. Portanto, noites mal dormidas podem afetar a resposta imunológica a infecções. Sono ruim também desequilibra a produção de melatonina, hormônio que atua como antioxidante. Enquanto dormimos, age em nosso organismo um hormônio chamado leptina, apelidado de “hormônio da saciedade”. Acordados, temos fome, assaltamos a geladeira e corremos risco de desenvolver obesidade e outros problemas de saúde.

Dormir também é benéfico para o sistema nervoso. Isso porque durante o sono profundo é liberado o líquido cefalorraquidiano, responsável por remover resíduos da atividade dos neurônios. O LCR, como também é conhecido, promove uma limpeza do tecido nervoso e atua como protetor do sistema nervoso central contra substâncias nocivas. Dentre os resíduos eliminados pelo líquido cefalorraquidiano está a Beta-amiloide. Pesquisas recentes indicam uma relação entre altas concentrações dessa substância e a Doença de Alzheimer. O LCR também realiza transporte de nutrientes para o tecido nervoso.

Hormônios e outras substâncias que equilibram nossas funções vitais e asseguram saúde, vitalidade e bem-estar são produzidos ou liberados exclusivamente enquanto dormimos. Por isso, invista na qualidade do seu sono. Melhore o seu ambiente de descanso, elimine hábitos noturnos nocivos à saúde e viva longamente.

Encontre uma loja da Colchões Center mais perto de você: www.colchoescenter.com.br ou entre em contato pelo nosso WhatsApp 47 99201-1551 para lojas e 47 99918-8710 para assuntos relacionados ao site.

Compartilhe esse post