ÁCAROS E COLCHÕES

ÁCAROS E COLCHÕES

Ácaros no colchão e roupas de cama podem ser causadores da má qualidade do sono. Os dejetos desse animal microscópico são uma das principais causas do agravamento de alergias no ambiente doméstico. Os próprios ácaros mortos que permanecem depositados nos locais de repouso pioram esse quadro. As alergias podem se manifestar na pele ou afetar o sistema respiratório, comprometendo a qualidade do sono e acarretando problemas de saúde.

Ácaros se alimentam de fragmentos de pele morta, tanto de humanos quanto de animais. Sofás, almofadas, tapetes, cobertores, lençóis e especialmente colchões costumam acumular quantidade considerável de resíduos de pele humana, condição que os torna excelentes locais para permanência de ácaros. Um único colchão pode abrigar centenas de milhares de ácaros.

Algumas ações podem minimizar o risco de infestações, assegurando a você um sono de qualidade, saúde e bem-estar. A mais simples é evitar arrumar a cama logo após levantar. Deixar a cama descoberta por alguns minutos ajuda a arejar lençóis e colchão, dificultando a reprodução dos ácaros. Outra sugestão é lavar a roupa de cama com frequência. A lavagem elimina os ácaros mortos e reduz o depósito da pele morta que serve de alimento. Combater o excesso de umidade no local de descanso é fundamental. Pode ser naturalmente, permitindo a entrada de luz solar e promovendo circulação de ar, ou através do uso de recursos como desumidificadores.

Promover limpezas constantes do colchão é aconselhável e não custa caro. Há produtos específicos para essa finalidade, normalmente com aplicação em aerossol ou na forma de aspiradores especiais. Uma alternativa é deixar o colchão exposto à luz do sol por algumas horas e depois usar um aspirador comum nos dois lados. Faça isso semanalmente. Pode-se também aplicar bicarbonato de sódio na superfície do colchão e aspirar após uma hora. Soluções à base de bicarbonato de sódio e água oxigenada podem ser aplicadas com um borrifador. Depois da aplicação, basta aguardar o tempo de secagem.

Compartilhe esse post