9 Dicas para uma boa compra e conservação do seu colchão
1. O colchão atual pode ajudar na compra do novo
O colchão que está em uso pode servir de referência. Se o usuário obteve o conforto esperado, descanso de qualidade e a durabilidade prometida, as especificações do colchão atual servem de parâmetros na compra do novo. Mas se a experiência não foi positiva, talvez seja interessante um colchão com outras características.
2. Tamanho certo
Atenção às dimensões do colchão novo. Necessário considerar biotipo(s) do(s) futuro(s) usuário(s), espaço disponível e interesses quanto à individualidade (quando se tratar de casal), para definir corretamente as dimensões do novo produto. O colchão precisa estar adequado ao espaço e futuro(s) usuário(s).
3. Pesquisa de modelos
Antes de ir à loja, pesquise alguns modelos disponíveis e tente perceber tipos de colchão mais adequados ao(s) futuro(s) usuário(s). Preferência por molas ou espuma, níveis de conforto, densidades, tipos de sistemas de molas, revestimentos, forrações, dimensões e possíveis acessórios são características que devem ser levadas em conta.
4. Decidiu por molas
Havendo interesse em colchão de molas, necessário avaliar qual o sistema mais apropriado. Molas bonnel e verticoil podem ser adequadas a solteiros com preferência por conforto macio. Para maior suporte de peso e conforto firme, molas LFK. Casal que demanda individualidade das partes do colchão, molas individuais ensacadas. Suporte de peso, individualidade e conforto firme, sistema miracoil pode ser interessante.
5. Preferência por colchão sem molas
Havendo interesse em comprar colchão que não seja de molas, essencial identificar a densidade correspondente a peso e altura do(s) futuro(s) usuário(s). Na internet e na loja, é fácil encontrar a tabela de densidades contendo as correspondências com faixas de altura e peso. Quanto maior a densidade informada pelo fabricante, mais firmeza e suporte de peso o colchão proporcionará. Aconselhável verificar os materiais de constituição dos colchões (látex, espuma HR, viscoelástico, etc.) e avaliar o que pode ser mais adequado.
6. Momento da compra
Converse com o vendedor sobre as especificações dos modelos de seu interesse, certifique-se de que estão de acordo com o que procura e esclareça possíveis dúvidas. Antes de concluir a compra, experimente o produto escolhido. Nada de apalpar ou sentar no colchão. Deite-se de costas por alguns instantes e perceba como ele se comporta, depois mova-se e simule diferentes posições de dormir. Se o colchão é para casal, melhor ir à loja acompanhado.
7. Selos de qualidade
Lembre-se que o colchão precisa ter certificado de conformidade do INMETRO. A existência de outros selos além do INMETRO, como INER ou Abicol por exemplo, é indício de boa qualidade.
8. Cuidados após a compra
Após a compra, siga as instruções do fabricante e do vendedor relativas à conservação. Cuidado com exposição direta à luz solar, pois alguns modelos não suportam bem. Não coma ou beba sobre o colchão, não se sente nas bordas, não se deite ou sente trajando roupas vestidas enquanto esteve na rua e cuidado com a colocação sobre o colchão de objetos pesados, perfurantes ou emissores de calor. Lavagem só por empresa especializada. Arejar o quarto e aspirar a superfície do colchão periodicamente auxiliam na conservação e no combate aos ácaros. (Aqui no blog, já demos orientações sobre limpeza).
9. Prazo de validade
Como qualquer outro produto, colchão tem tempo máximo de utilização segura. Ao adquirir um produto novo, verifique a indicação do fabricante. Quando o colchão alcançar a quantidade de anos indicada, aconselhável substituir por um novo.
Encontre uma loja mais perto de você: www.colchoescenter.com.br ou entre em contato pelo nosso WhatsApp 47 99201-1551 para lojas e 47 99918-8710 para assuntos relacionados ao site.