Fases ou tipos de sono: você  conhece todos eles?

Fases ou tipos de sono: você  conhece todos eles?

O corpo humano é absolutamente incrível. Cada pedacinho, cada órgão, cada função tem especificidades que podem afetar nosso estilo de vida e nossa saúde. O sono ou a falta dele, por exemplo, promove diversas alterações positivas ou negativas no organismo, conforme o desfrutamos. E, mais do que isso, você sabia que uma boa noite de sono passa por várias etapas? E que são essas etapas que, de fato, trazem o tão merecido e verdadeiro descanso?

Numa noite normal, passamos por de quatro a seis ciclos de sono. Essas fases são definidas a partir da REM, que significa Rapid Eye Movement ou “movimento rápido dos olhos”. No entanto, o REM é apenas um dos quatro estágios do sono, os outros três são chamados de não-REM e divididos em N1, N2 e N3. E a grande questão é: para termos uma boa noite de sono, precisamos que todas essas fases ocorram, de forma bem equilibrada.

Tanto para adultos quanto para as crianças, cada fase ou estágio de sono tem seu papel na revigoração do corpo e da mente, no desenvolvimento cognitivo e na saúde mental e física. E claro, vai variar de acordo com o estilo de vida, com a faixa etária e com as atividades realizadas durante o dia pelo indivíduo. Confira abaixo quais e como são eles:

Estágio 1: sono não-REM

Logo que deitamos, iniciamos a transição entre a vigília e o repouso. Embora ainda estejamos acordados, essa etapa já é um dos estágios do sono, pois nossos batimentos cardíacos, nossos músculos, nossos pensamentos e o movimento dos nossos olhos começam a reduzir e relaxar.

Estágio 2: sono não-REM

Nesta etapa, a temperatura do corpo cai – por isso alguns sentem frio -, a respiração e os batimentos ficam mais calmos e o movimento dos olhos para. Ainda não estamos em sono profundo, mas já estamos dormindo. Durante os diversos ciclos de sono que temos durante uma noite, essa etapa se repete algumas vezes e dura de 10 a 25 minutos e ela é importante para preparar nosso corpo para o relaxamento total.

Estágio 3: sono não-REM

Chegamos, então, ao sono profundo, aquele que vai fazer você ter mais ou menos disposição pela manhã. Nessa etapa, estamos completamente relaxados e é mais difícil acordarmos com barulhos e outros estímulos externos. Esse estágio geralmente dura de 20 a 40 minutos e, segundo estudos, é muito importante para o crescimento, a criatividade e a imunidade.

Sono REM

Esse é o estágio no qual experimentamos o mais alto grau de relaxamento – e é quando ocorrem os sonhos. O sono REM normalmente dura 90 minutos e, apesar de estarmos com os músculos paralisados, nosso corpo experimenta alguns efeitos, como a tal “movimentação rápida dos olhos”‘que dá origem ao termo REM, as ondas cerebrais que voltam a ter uma atividade parecida com aquela de quando estamos acordados, além da respiração e dos batimentos cardíacos que voltam aos mesmos do estágio da vigília. Ou seja, estamos dormindo, mas podemos vivenciar os sonhos com o corpo. É um estágio único e importantíssimo em uma noite de sono.

Hoje, existem muitos estudos sobre o sono e esses estágios. E compreendê-los é fundamental para a conquista de mais qualidade de vida – enquanto dormimos e enquanto estamos acordados.

Compartilhe esse post