SEGREDOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

SEGREDOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

Uma boa noite de sono, para alguns, tornou-se raridade. Ritmo de vida intenso, alimentação irregular, tempo escasso para tanto trabalho e responsabilidades, ansiedade, depressão, e o sono fica mais curto e com pior qualidade.  Precisamos permanecer acordados para produzir mais, criar mais, buscar mais diversão, manter a mente em alerta por mais tempo, e a saúde acaba por pagar um preço alto.

O ritmo circadiano, espécie de controlador biológico do sono dos animais, influenciado principalmente pela quantidade de luz solar, não comanda mais as atividades humanas. O ser humano adota comportamentos e utiliza recursos que o põe em descompasso com mecanismos naturais de controle do sono. Por isso, algo espontâneo nos demais seres vivos que é repousar quando se está cansado, quando é preciso recuperar energias, para o ser humano pode ser um desconforto.

Se você de fato deseja dormir bem, fundamental que as condições do local escolhido para repouso sejam adequadas. Você precisa de conforto para um bom descanso. Necessita também de silêncio e ausência de luz. Antes de deitar, evite: refeições pesadas; excesso de carboidratos; consumo de bebidas que contenham cafeína; fumo e bebidas alcoólicas; atividades que o deixem mais ativo. Se algo o deixou nervoso ou vivenciou um episódio traumático, aconselhável que espere algum tempo antes de deitar. Diminua a rotação, acalme sua mente e tente dormir apenas quando se sentir menos agitado.

Por fim, mas não menos importante, preserve o seu local de repouso. Cama foi feita para dormir. Nada de televisão, computador pessoal, smartphone, games. Não coma ou consuma bebidas de nenhuma espécie sobre o colchão. Trabalhar, atualizar-se das notícias, estudar, nem por decreto. Se está agitado e chega a hora de deitar, recorra a algum passatempo capaz de acalmá-lo, preferencialmente, sem uso de dispositivo emissor de luz. Vá para a cama apenas quando quiser de fato dormir. Boa noite!

Compartilhe esse post